
Mostra Ecofalante exibe 125 filmes de 33 países com foco em cinema socioambiental e protagonismo feminino
Evento gratuito acontece entre 28 de maio e 11 de junho em 49 espaços culturais de São Paulo e homenageia o cineasta Hermano Penna
São Paulo será palco, entre os dias 28 de maio e 11 de junho, da 14ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, reconhecida como o mais importante festival sul-americano dedicado à produção audiovisual socioambiental. Com entrada franca, a programação reúne 125 filmes de 33 países, exibidos em 49 salas de cinema e espaços culturais e educacionais da capital paulista.
Entre os destaques deste ano estão o protagonismo feminino — com 62,4% das obras dirigidas por mulheres —, uma retrospectiva histórica do cinema feminista e debates que abordam temas urgentes como emergência climática, contaminação ambiental, migração, direitos dos povos originários e o papel da tecnologia na sociedade contemporânea.
Abertura com produção internacional
A Mostra será inaugurada com o documentário inédito em São Paulo O Efeito Casa Branca, coprodução entre EUA e Brasil dirigida por Bonni Cohen, Jon Shenk e Pedro Kos. O filme revela como decisões políticas no governo George H. W. Bush travaram, há 30 anos, ações globais para frear o aquecimento do planeta.
Retrospectiva celebra 50 anos do cinema feminista
Um dos grandes atrativos da mostra é a retrospectiva 1975/85, Do Ano Internacional da Mulher à Década do(s) Cinema(s) Feminista(s), que celebra o cinquentenário do marco estabelecido pela ONU em 1975. O programa reúne obras de cineastas como Márta Mészáros, Helke Sander, Lizzie Borden, Helena Solberg e Ana Maria Magalhães, traçando um panorama do cinema engajado e protagonizado por mulheres ao redor do mundo.
Homenagem ao cineasta Hermano Penna
A Mostra também homenageia os 80 anos do cineasta brasileiro Hermano Penna, com a exibição de clássicos como Sargento Getúlio (1980), estrelado por Lima Duarte, e um encontro especial entre o diretor e o público no dia 1º de junho, no Reserva Cultural.
Panorama internacional contemporâneo
O Panorama Internacional Contemporâneo conta com 32 filmes organizados em seis eixos temáticos — Ativismo, Contaminação, Economia & Emergência Climática, Migração, Povos & Lugares, Povos Originários — e dois programas especiais. Os filmes são seguidos por debates com especialistas.
Entre os títulos premiados estão Favoriten, de Ruth Beckermann (Festival de Berlim), Yintah (Hot Docs), Neve Negra (Festival de Sydney), Democracia Noir (Festival de Boston) e Made in Ethiopia (Tribeca).
A mostra traz ainda Rigoroso Escrutínio, destaque em Sundance, sobre batalhas jurídicas em defesa dos direitos trans, e Feitos de Plástico, que investiga os efeitos dos microplásticos no corpo humano. Ambos os filmes serão seguidos por discussões sobre seus respectivos temas.
Povos originários em foco
Questões indígenas ganham espaço em filmes como Memória Implacável, sobre os Mapuche no Chile e Argentina, e Desterrar, que retrata a luta de povos norte-americanos contra uma mineradora de cobre. A programação inclui ainda curtas dirigidos por cineastas da Katahirine — rede audiovisual das mulheres indígenas.
Convidados internacionais e sessão infantil
O francês Cyril Dion, autor dos longas Amanhã e Animal, participa de sessões comentadas e de um bate-papo sobre o potencial transformador do cinema na pauta ambiental. Já Bernard Kuhn, curador do Festival Internacional do Filme de Educação (FIFE), participa de uma sessão especial infantil no Circuito Spcine, fruto da parceria Ecofalante-FIFE.
Produções brasileiras inéditas e competição nacional
Três longas brasileiros têm pré-estreias na Mostra: Antes do Último Voo, que aborda a ameaça de deportação de um músico sul-africano; Amazônia Azul, sobre os conflitos ambientais nos mares brasileiros; e O Monstro de Ferro Contra o Sul da Bahia, denúncia contra um projeto portuário devastador.
Além disso, o programa Territórios e Memória reúne 14 longas e 22 curtas-metragens nacionais recentes. Já o Concurso Curta Ecofalante traz 20 curtas realizados por estudantes universitários, com prêmios de até R$ 20 mil.
Programação para todas as idades
A Mostra também contempla o público infantil com a exibição de Thiago & Ísis e Os Biomas do Brasil e curtas selecionados em parceria com o FIFE. Uma instalação de realidade virtual intitulada HUMAN estará disponível no Centro Cultural São Paulo, ampliando a experiência sensorial e imersiva sobre o impacto humano no planeta.
Com uma programação rica, diversa e engajada, a 14ª Mostra Ecofalante de Cinema convida o público a refletir, debater e se emocionar com histórias que atravessam fronteiras e provocam mudanças. A entrada é gratuita em todos os espaços participantes.
Mais informações e programação completa em: www.ecofalante.org.br