""

PALESTRA:O CLASSICISMO E O ROMANTISMO NA MÚSICA

O CLASSICISMO E O ROMANTISMO NA MÚSICA

A revolta da Emoção contra a pretensão iluminista do império da Razão

A Arte espelha sempre, esteticamente, o olhar que cada geração tem do mundo, da vida e da realidade. Contudo, que olhares e contexto sócio, político, social, filosófico e religioso determinaram as expressões artísticas do Classicismo e do Romantismo nos séculos XVIII e XIX na Cultura do Ocidente?

Ilustrada com imagens e gravações em vídeos, nesta palestra veremos que, se a Antiguidade grega foi referência para a Renascença e o Classicismo, o Romantismo não buscou no Barroco do século 17 a sua fonte de inspiração: antes, foi encontrá-la muitos séculos atrás, na Idade Média, em meio às lendas trovadorescas de sua cavalaria épica e o mito do herói, caracterizando-se pela idealização em detrimento do real, ao perceber a realidade como hostil à vida do espírito.

Maestro Ricardo Rocha

Assim compreenderemos como os artistas, movidos pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade dos filósofos iluministas, uniram-se com todas as suas forças aos burgueses na Revolução Francesa em 1789, sentindo-se depois, impotentes para uma contra revolução, ao verem seus sonhos submetidos ao choque da realidade com esta nova classe no poder, com seu perfil secular, pragmático e materialista, voltado para o comércio, os negócios e à acumulação de riquezas, portanto pouco afeita ao cultivo dos bens do espírito, como as artes, a poesia e a literatura.

 A palestra identificará os fatores que contribuíram para o processo de fuga à realidade e o culto à personalidade ocorrida nesse período, expondo os liames e as conexões entre a idealização do “homem superior”, do “gênio” e de seu culto ao indivíduo e à humanidade, como consequência da proclamação da ‘morte’ da religião – tratada como superstição e ópio do povo, e a de Deus, como ficção. Foi neste conturbado contexto que se deu a gênese do ‘pathos‘ romântico, que acabou por produzir uma estética musical grandiloquente, porém melancólica, prolixa e amargurada, expressão das justificativas pelo apoio dado à Revolução. Por fim, será possível identificar porque milhares de artistas, poetas e escritores foram levados à morte prematura, especialmente através da pneumonia e da tuberculose, o chamado ‘mal de siècle’.

  •  
  • SERVIÇO:
  • Palestra:O Classicismo e o Romantismo na Música, dentro do Ciclo  
  • “Do Barroco ao Modernismo: os caminhos tortuosos da Música Ocidental”
  • Dia: 23 de maio – quinta-feira
  • Horário:18h30 às 21h, aberto à perguntas do público
  • Local: Cinema do Centro Cultural Justiça Federal – CCJF –
  •  Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia 
  • Preço único:R$40,00 – Promoção para os 10 primeiros inscritos por e-mail: um convidado entra gratuitamente
  • Classificação: Livre

 

 

 

4 anexos

Previous post Mulher tem casa apedrejada porque trocou senha do wi-fi
Next post SHOWZAÇO rock/blues: Nesta QUINTA, Rodica, Julinho Bittencourt e Konrad na TIJUCA